sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dicas da Tia! Incríveis exposições em Sampa!

Gente, estive uns dias em Sampa e vi muita coisa legal!!! Sei que o assunto foge um pouco do tema do blog, mas resolvi dividir aqui com vocês, porque arte e cultura também é babado e babado certíssimo.

Estive no MASP e tem 3 exposições muito legais!

1. OLHAR E SER VISTO -
É uma exposição com 50 obras do acervo do MASP, que foca a arte do retrato e do auto-retrato. Entre os mestres da pintura estão: Rembrandt, Van Gogh, Goya, Portinari, Velázquez, Picasso, Modigliani, entre outros. Cria um painel bem interessante da arte do retrato e suas transformações através dos séculos.




2. VERA CHAVES BARCELLOS: IMAGENS EM MIGRAÇÃO
Vera é uma artista gaúcha que vem produzindo desde os anos 60. Pesquisando em vários suportes, a artista tem trabalhos incríveis, quase todos buscam uma interferência e sendo completado pelo espectador. Obras que podem ser vistas de trás pra frente. Obras que são criadas a partir de outras imagens. É uma retrospectiva com 96 trabalhos de várias fases da artista. São trabalhos em geral bem humorados, criativos e que buscam uma interação muito legal com o público. Tombou!!!



3. YANG SHAOBIN NO BRASIL: PRIMEIROS PASSOS, ÚLTIMAS PALAVRAS
Em imagens de rostos deformados, corpos pintados em vermelho-sangue, a exposição traz a abordagem estética e conceitual do artista sobre a violência contemporânea. Os trabalhos são enormes, muito fortes e parecem pinturas que lembram o expressionismo. Mas ele aproxima muito dos nossos dias, com imagens muito realistas. Tem certos trabalhos em que parece que estamos vendo uma tela de TV. Curti muito.



Fora do MASP fui ver também a Exposição que está no SESC da AV. Paulista sobre o Serge Gainsbourg. A exposição é dividida em dois momentos: Uma parte multimídia no primeiro andar e uma exposição no quarto andar do prédio.

Achei a exposição muito poluída... tem relação com o excesso de mídias em que o artista trabalhou: música, cimema, comercial e etc... mas achei muito desencontrado.

Já a parte de multimídia achei divina.
Dividida em fases e por temas, podemos escutar as suas músicas, ver fotos, ouvir suas influências musicais... dá vontade de dar a elza no computador com tela sensível ao toque e trazer todas as informações que tem ali na CPU. Deveriam lançar uma versão em cd-rom da exposição. Gainsbourg era do babado.




No Itaú cultural tem 1 expo do bafo:

no térreo no projeto ocupação tem uma instalação em homenagem a José Celso.

Em 169 metros quadrados, centenas de fotos, 12 sets com cenários representativos de cada época, 33 monitores, sete projetores e até um quarto, chamado Paucucama, cujas projeções só podem ser vistas por maiores de 18 anos, compõem o mosaico da vida e obra desta que é uma das personalidades mais importantes do teatro brasileiro. O evento é parte da série de mostras de curta temporada, programada pela instituição, sobre veteranos consagrados que servem de referência e influência às novas gerações de artistas que despontam nas artes visuais, no teatro e na literatura.
Adorei... tem trechos de vídeos de vários espetáculos, depoimentos de seus irmãos e a instalação tem relação direta com o clima ritualístico do Zé. Babado certo.




3. Eu nunca tinha ido ao Museu da Língua Portuguesa.... EU AMEI!!!!!!!!

Foi uma das experiências mais legais que já tive na vida. A idéia do museu é pra lá de moderna e antenada com as possibilidades que as novas tecnologias podem trazer como prazer estético. chorei da hora que entrei até a hora em que saí do museu.
É de uma inteligência, delicadeza, sacação e de uma beleza indescritível. A idéia de LINGUA muito maior do que apenas o que é escrito ou lido. O entendimento do que é a língua portuguesa de forma ampla e irrestita: dança, culinária, carnaval, futebol.

O filme que é passado sobre a origem da linguagem e a projeção na cúpula da estação da luz é pra lá de linda, rica e plural. Uma facada no peito de tão bem dirigida.

Na exposição temporária está em cartaz a influência da lingua francesa em nosso país...
muito bacana também. Vale a pena ir ao banheiro deste andar: Mas não é pra fazer pegação, não!!!! tem até uma instalação visual e sonora sobre o tema no banheiro.

Me senti tão orgulhoso de ter um museu tão criativo em nosso país... visita obrigatória.




E pra completar a overdose de exposições, passando pela estação do metrô Sumaré, indo pra Vila Madalena, vejo uma instalação onde tinha uma foto de um artista plástico meu amigo e que colabora aqui com o blog: James Kudo! Quenda!!!!

Nenhum comentário: